Materiais Didáticos Acessíveis

É comum pensar que acessibilidade tem a ver apenas com questões arquitetônicas. Mas na realidade a acessibilidade inclui vários outros aspectos. Materiais didáticos adequados e acessíveis são fundamentais para proporcionar um ensino de qualidade para pessoas com deficiência. Além disso, escolher materiais que estimulem o desenvolvimento adequado para as pessoas com deficiência, estimulando os pontos onde existam limitações, é fundamental para que essas pessoas não fiquem para trás. Muitas vezes, com poucas modificações, um material proporciona um desenvolvimento muito maior e bem mais acelerado. Além, é claro, de proporcionar uma autonomia no estudo que a pessoa não tem com o material comum, que deixa a acessibilidade de lado. Um material didático bem escolhido economiza tempo de adaptação futura, facilita as atividades do professor e economiza muito recurso financeiro tanto na adaptação quando na aquisição de materiais novos. Pensar na acessibilidade desde o princípio significa aumentar a eficiência do ensino e também a eficiência operacional da instituição.

Nós da L2 Psicologia e Inclusão realizamos a escolha de materiais didáticos que proporcionem um desenvolvimento adequado da criança e estimulem áreas prejudicadas pelas limitações de cada deficiência. Realizamos treinamentos sobre como produzir materiais acessíveis pela própria instituição, como documentos e provas, e também fazemos a verificação na acessibilidade digital da instituição nos meios onde ela estiver presente, seja site institucional, redes sociais ou sistema interno.

Para conteúdos e materiais já em uso, realizamos a adaptação para que eles passem a atender às necessidades dos alunos com deficiência. Dentre as modificações possíveis estão a narração de conteúdos de texto, produção de material tátil, impressão otimizada para pessoas com baixa visão e adaptações para pessoas com mobilidade reduzida, dentre muitos outros. É importante lembrar que materiais de ensino estão protegidos pela lei de direitos autorais e restrições podem ser aplicáveis se o produtor do material não for a própria instituição.

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