APOIO AOS PROGRAMAS
DE TRANSIÇÃO
A adaptação dos alunos com deficiência ao ambiente escolar nem sempre ocorre de maneira tranquila. A interação com os outros alunos, a chegada em um novo espaço, o distanciamento dos pais e a relação com os professores são alguns dos pontos que podem gerar muita tensão e prejudicar a adaptação do aluno com deficiência, atrapalhando o seu desenvolvimento educacional.
A preparação do ambiente escolar, incluindo professores, outros profissionais da escola e os outros alunos, é fundamental para tornar essa transição mais suave e tranquila. Da mesma forma os pais também precisam estar cientes das dificuldades desse momento e se preparar para fornecer o apoio necessário à escola e, principalmente, ao seu filho. Isso garantirá uma adaptação mais rápida e eficiente, permitindo o início do trabalho de desenvolvimento por parte da escola de forma quase imediata.
Os Programas de Transição de Alunos são voltados para aqueles que estão entrando no ambiente escolar e também para os que estão mudando de escola. Outras mudanças grandes na vida também podem ser trabalhadas, como mudança de cidade, troca de babá e outras que afetam profundamente o dia-a-dia da pessoa com deficiência. Ao contrário do que se pode imaginar, não é voltado exclusivamente para crianças menores, podendo ser realizado com adolescentes ou até pessoas mais velhas.
As ações realizadas no Programa de Transição de Alunos são personalizadas para cada caso, de forma a produzirem resultados otimizados de acordo com as particularidades de cada .pessoa e ambiente.