DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
Algumas vezes é difícil começar a pensar a inclusão na escola. São tantos aspectos a se considerar que ficamos perdidos. O Diagnóstico Institucional tem o objetivo de suprir essa necessidade inicial de nortear a instituição naquilo que é necessário fazer para incluir os alunos com deficiência, e todos os outros que precisarem, no processo de ensino.
Esse Diagnóstico Institucional é uma investigação minuciosa das variáveis que afetam e dificultam o processo de inclusão no espaço escolar. Ele inclui uma avaliação da acessibilidade arquitetônica, pedagógica e atitudinais como: estrutura física do espaço escolar, recursos didáticos utilizados no ensino dos alunos, formação e preparo dos educadores e da equipe escolar como um todo (serviços gerais, administração, cantina/cozinha, portaria, etc). É fundamental saber como é a relação do aluno com seus os pares, sua relação com os pais e cuidadores e também da instituição com esses, a relação dos funcionários da instituição com o aluno, entre outros.
Essa análise subsidiará a elaboração de um relatório detalhado descrevendo todos os problemas encontrados e também propondo as mudanças necessárias para que ocorra uma real inclusão.