SINES

Na última semana estivemos em São João del-Rei para participar do V Sines – Seminário de Inclusão no Ensino Superior. O seminário aconteceu no campus Dom Bosco da UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei. Lá ministramos uma oficina e participamos de uma roda de conversa sobre o tema geral do evento.

A inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior ainda é algo muito recente em nosso país e as questões que surgem como discussão de como fazer essa inclusão é algo que deve ser considerado um grande avanço na educação das PcDs, pois se um dia já pensou que essas pessoas não tinham sequer a capacidade de aprender e de estar em uma escola, hoje, muitas delas estão cursando ensino superior. Essa questão é tão recente que nem mesmo nossas legislações abordam o ensino superior em alguns momentos. E mais recente ainda, com a alteração da lei de cotas para abranger também as PcDs, essa possibilidade de estar em um curso superior é ainda maior.

A grande questão que fica é, assim como em todas as esferas da inclusão escolar, como está a qualidade do ensino proposto? Muitos são os desafios para garantir a permanência desse estudante nas instituições de ensino superior. O processo de inclusão perpassa por vários pontos que não necessariamente dizem respeito apenas à instituição de ensino que aquele aluno está matriculado, mas por vezes a faculdade acaba esbarrando com a questão dos conselhos envolvidos e instituições parceiras onde são realizados os estágios desses estudantes.

Sim, os desafios ainda são muitos e de vários aspectos, mas continuo acreditando na inclusão, continuo trabalhando para que a inclusão aconteça de fato, pois os benefícios dela são muitos e para todos os envolvidos

É preciso comemorar a chegada dessas pessoas no ensino superior, mas é preciso agir para que elas permaneçam lá e tenham uma formação adequada e com êxito.

O que fomos fazer no SINES?

Na oficina que ministrei no evento, abordei 10 grandes dicas para que a inclusão fosse colocada em prática. Para esse texto quero trazer uma dessas dicas: conhecer o aluno! trago ela aqui como dica não apenas para professores de ensino superior, mas para professores de qualquer nível e modalidade de ensino. É importantíssimo que busquemos informações sobre quem é o meu estudante, informações com a família, com os profissionais que o atendem fora do contexto escolar, com outros professores ou profissionais que atuam também dentro da equipe da escola. A partir do momento que conheço esse estudante, sua deficiência, suas necessidades pedagógicas, suas características em relação à deficiência que ele tem, o contexto em que ele está inserido, fica muito mais fácil trabalhar com ele. Vou partir de seus interesses, vou partir do que ele conhece e já aprendeu. Daí também a importância da construção do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) desse educando.

Participei também de uma roda de conversa no segundo dia do evento, um dos pontos que mais me chamou atenção na discussão foi a participação (ou falta dela) dos gestores, principalmente quando nos referimos às escolas públicas. O distanciamento de quem propõe as políticas para os que a colocam em prática é algo que há muito tempo discuto e considero uma das maiores falhas no processo de inclusão em nosso país. Nada para nós sem nós, é um dos lemas das pessoas com deficiência e deveria ser colocado mais em prática por toda nossa sociedade.

O congresso foi um momento de muita troca, de discussões muito proveitosas. Eventos como esse são de extrema importância para proporcionar o diálogo entre a academia e a sociedade. Muitos professores da educação básica estavam presentes além de pesquisadores de renomadas Universidades. Esse contato é importante para que seja pensada uma pesquisa que se alie à prática e que ajude e auxilie o professor em sala de aula. Se você é professor, fique atento a eventos como esse. Essa é a quinta edição do Sines e ele é um evento totalmente gratuito, acontece todos os anos em São João del-Rei. Vale a pena participar, não apenas desse seminário, mas de outros eventos relacionados ao tema. Lá na nossa página no facebook e no nosso perfil no insta sempre divulgamos eventos relacionados à inclusão, siga a gente lá e fique de olho. E se tiver algum evento que queira que a gente divulgue, é só enviar as informações!

 

NEWSLETTER

Cadastre-se aqui para receber nossas postagens!

PESQUISAR

POSTS RECENTES

CATEGORIAS

TAGS

Scroll to Top